domingo, 7 de novembro de 2010

Sobre Rolando Toro, criador da Biodanza!

Rolando nasceu em 1924, em Concepción, no Chile e faleceu no começo deste ano de 2010, com profundo pesar de toda a comunidade biodanceira, espalhada pelo mundo inteiro.
Rolando Toro é o criador da Biodanza (patenteada em espanhol, sua língua-mãe), do Princípio Biocêntrico e ainda da Teoria da Educação Biocêntrica, sendo nomeado 'O Mestre do Afeto'.
Hoje existem mais de 2.000 grupos de Biodança em todo o mundo e um instituto dedicado a pesquisar a aplicação da cultura biocêntrica em áreas diversas, como a educação, a psicologia, a saúde. O IBF - Institut Biocentric Foundation.
Em fevereiro de 2010, concedeu em São Paulo, uma entrevista à revista 'Bons Fluidos', onde discorre um pouco sobre a afetividade, tão em falta nos dias de hoje.
Ao ser questionado sobre o surgimento da Biodança, Toro responde:

"Minha sensação é de ter procurado realizar durante muitos anos o trabalho de aumentar a afetividade no ser humano. Somos mais cerebrais, e em nosso mundo a inteligência não está unida ao afeto. E isso tem consequências terríveis. Percebi que vivemos numa sociedade doente, em que a vida não é considerada sagrada. Os princípios ideológicos pairam sobre os relacionados à vida, que celebram o amor, a comunhão com os semelhantes, a solidariedade. Busquei por muitos caminhos uma maneira de fazer essa mudança, que precisava ser tanto individual quanto coletiva. Parecia uma quimera sonhar com a formação de um novo ser humano, mas sempre fui estimulado pelo impossível."

Um comentário:

biocyblog disse...

Essa roda é uma forma de aglutinar o coletivo, me percebendo, percebendo o outro e percebendo o todo, como Rolando ensinava.